top of page

Mapeamento genético gratuito pelo SUS identifica predisposição ao câncer de mama e ovário

Comunicação IJOMA


Uma nova iniciativa no Sistema Único de Saúde (SUS) promete salvar vidas ao oferecer gratuitamente um exame de mapeamento genético que pode detectar, em estágio inicial, o tumor que mais mata mulheres no Brasil: o câncer de mama.

Exame genético detecta o risco de câncer de mama com antecedência, contribuindo para diminuir o número de casos e os danos provocados pela doença. FOTO: Agência Brasil


De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 10% dos casos de câncer de mama são hereditários. Isso significa que um simples exame de sangue é capaz de identificar os genes responsáveis pela doença antes mesmo que ela se manifeste. O teste também verifica a predisposição para o câncer de ovário, ampliando o alcance da prevenção.


“Ela tem a possibilidade, então, de ter escolhas juntamente com o médico a forma de tratamento. Qual é o melhor tratamento que ela pode escolher? A retirada das mamas, uma prevenção no estilo de vida? Mudar o seu estilo de vida se não faz atividade física”, destaca Elisângela de Paula Silveira Lacerda, geneticista e pesquisadora do Centro de Genética Humana da Universidade Federal de Goiás (UFG).


Primeira oferta gratuita pelo SUS

Esta é a primeira vez que o mapeamento genético é disponibilizado gratuitamente pelo SUS em algumas regiões do país. Os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás e o Distrito Federal estão participando dessa iniciativa pioneira.


Quem pode realizar o exame?

Para ter acesso ao exame, é necessário atender a alguns critérios, como:

  • Ser parente direto de uma pessoa diagnosticada com câncer de mama ou ovário antes dos 50 anos;

  • Ter histórico familiar de câncer hereditário.


O resultado do exame é rápido, ficando pronto em cerca de duas semanas. Caso o teste indique positividade, o acompanhamento continua com profissionais de saúde para definir as melhores estratégias de tratamento e prevenção.


O impacto da prevenção

Iniciativas como esta destacam a importância do diagnóstico precoce e da prevenção. A detecção antecipada não só aumenta as chances de tratamento bem-sucedido como também oferece às mulheres a oportunidade de tomarem decisões informadas sobre o próprio corpo e saúde.


Se você se encaixa nos critérios ou conhece alguém que possa se beneficiar, não deixe de compartilhar essa informação e buscar orientação nos postos e instituições de saúde da sua região.


Fontes para esta matéria:


 
 
 

Comments


bottom of page